Cláudia Raia não para. Dona de gestos largos, a intérprete da inconsequente Jaqueline, de "Ti-Ti-Ti", parece viver em ritmo frenético depois que aceitou interpretar a fashionista do remake de Maria Adelaide Amaral. Ela fala prestando atenção em tudo ao seu redor. Mas, principalmente, em suas próprias cenas, em destaque na tevê. "Eu trabalho muito. Às vezes gravo em duas externas e estúdios diferentes do Projac. Mas, quando vejo no ar e percebo o equilíbrio e a harmonia, fico em estado de graça", suspira ela, que jura ter nas mãos um dos papéis mais difíceis de uma longa carreira de 26 anos em novelas.
Cláudia já sabe que seu próximo papel na televisão também será de humor. Ela já foi reservada para a adaptação que Sílvio de Abreu fará no texto de "Guerra dos Sexos", prevista para estrear em 2012, no mesmo horário de "Ti-Ti-Ti". "Grudei nas sete horas e nos remakes. O Tony Ramos e a Irene Ravache farão os personagens que foram do Paulo Autran e da Fernanda Montenegro. Já eu e o Reynaldo Gianecchini faremos os que Tarcísio Meira e Glória Menezes interpretaram", adianta.
Como você costuma decorar seus textos?
Desde "A Favorita", eu trabalho com a Rosana Garcia. Ela é minha "coach", está sempre do meu lado para me ajudar. E não só para isso. É importante ter um profissional bom do lado para dar uma direção, fazer você enxergar onde está além da conta, onde pode colocar uma carga a mais de humor ou drama.
Você mesma se intitula uma "mulher superlativa", alguns tons acima da maior parte das atrizes. Isso atrapalha na hora de entrar em cena em um papel cômico, como a Jaqueline?
É mais difícil controlar na comédia, mas já tenho uma base artística. No teatro, em "Sweet Charity", precisei de um trabalho de corpo enorme que emprestava a imagem de uma mulher mais baixa. Nunca alguém da minha altura conseguiu pegar aquela personagem. Mas representar é isso mesmo, é pegar um papel que não tem nada a ver com o seu perfil e se sair bem. Ou que tem tudo a ver com você e conseguir dar uma cara nova, mostrar que é uma interpretação, e não mera reprodução da realidade.
Com tantas características fortes, acha que alguns autores e diretores têm medo de escalar você para papéis mais naturalistas? Você nunca trabalhou com o Dennis Carvalho, com o Gilberto Braga, o Manoel Carlos...
Não acho. Vide "A Favorita". Não era um papel para o qual me escalariam normalmente. O Ricardo Waddington não é um diretor que tenha o meu perfil. Brinco com ele: "Por que você tem mania de mim se eu não faço parte da sua turma?". Eu não sou uma atriz que seja a cara do Ricardo, mas ele sempre pensa em mim em papéis diferentes. "A Favorita" mostra isso perfeitamente. Aquele papel, aparentemente, não era para mim. Mas "Torre de Babel" também não. Lembro que eu fiz um trabalho limpo, sem gestos. Ela era tão sem nada na cara, tão robótica... E eu sou uma mulher muito física. Tirei tudo, até o cabelo. A Ângela era uma mulher que quase não se mexia. Conversei na época com o Edson (Celulari, ex-marido) em casa e ele achou que era perigoso. Era um caminho que, se eu errasse, iria errar feio. Acabou virando uma psicopata, coisa que ela nem era na sinopse.
Em "A Favorita", você teve receio de não emplacar como mocinha?
Na época, o João Emanuel falou para mim: "se eu errar na Donatela e você errar na Donatela, pelo amor de Deus, aí é porque eu errei a novela". Eu acho que muitas pessoas encaram a atuação na tevê como algo que pode ou tem de ser superficial. Mas eu não. O trabalho elaborado, estudado, pensado, analisado a cada dia profundamente em seus melhores momentos faz a diferença. Acho que há muitos jovens e até atores mais experientes que acham que televisão é vem, faz e pronto. Claro que, com 35 cenas por dia, não dá para acertar em tudo. Mas, se você vem preparado, estudado, você consegue acertar uns 70%.
Início no humor
Cláudia Raia começou na tevê trabalhando com Jô Soares no programa "Viva o Gordo", mas foi como atriz de novelas que se tornou conhecida. Principalmente depois que interpretou a expansiva Tancinha em "Sassaricando", em 1987. Tanto que a personagem serviu para que a atriz fosse convidada para integrar o elenco do humorístico "TV Pirata", um dos maiores sucessos do gênero no Brasil. "O time de atores era excelente. É difícil juntar tanta gente boa de novo para um programa como aquele", valoriza ela, que deixou o elenco em 1990, direto para a novela "Rainha da Sucata", onde encarnou a "bailarina da coxa grossa" Adriana.
Foi em 1992 que Cláudia ganhou sua primeira protagonista, quando Sílvio de Abreu escreveu "Deus nos Acuda". Na história, interpretava a trambiqueira Maria Escandalosa. Foi a quarta vez que a atriz trabalhou em uma obra do autor, que também escreveu "Cambalacho", "Sassaricando" e "Rainha da Sucata". De lá para cá, os dois já trabalharam juntos em "Torre de Babel", "As Filhas da Mãe" e "Belíssima". "O Sílvio me deu papéis incríveis. O que ele quiser que eu faça, digo sim", exagera.
Aparências que enganam
A maturidade foi impressa em Cláudia Raia na tevê desde cedo. A atriz começou a interpretar personagens mais velhos que ela em 1995, quando foi a escolhida para o papel de protagonista da minissérie "Engraçadinha... Seus Amores e seus Pecados", na Globo. Na época, ficou decidido que Cláudia ficaria com a segunda fase da personagem apimentada de Nelson Rodrigues, enquanto caberia a Alessandra Negrini desempenhar a função na primeira. Mas a diferença de idade entre as duas é de menos de quatro anos. Alessandra nasceu em agosto de 1970 e Cláudia, em dezembro de 1966. "Hoje eu teria a idade perfeita para aquele trabalho", analisa.
Hoje, Cláudia se diverte com essa situação. E encara numa boa a idade avançada dos filhos de suas personagens recentes. Em "Belíssima", ela interpretava a mãe de Giovanna, papel de Paola Oliveira. Já em "A Favorita", Donatela descobria que seu filho desaparecido era Halley, vivido por Cauã Reymond. "Costumo dizer que daqui a pouco eu vou fazer a avó da Regina Duarte", brinca ela, que aponta um fato curioso em sua trajetória. "Acho engraçado lembrar que eu fiz a mãe do Carmo Dalla Vecchia em Engraçadinha e, 13 anos depois, fizemos par romântico em A Favorita", afirma.
Cláudia já sabe que seu próximo papel na televisão também será de humor. Ela já foi reservada para a adaptação que Sílvio de Abreu fará no texto de "Guerra dos Sexos", prevista para estrear em 2012, no mesmo horário de "Ti-Ti-Ti". "Grudei nas sete horas e nos remakes. O Tony Ramos e a Irene Ravache farão os personagens que foram do Paulo Autran e da Fernanda Montenegro. Já eu e o Reynaldo Gianecchini faremos os que Tarcísio Meira e Glória Menezes interpretaram", adianta.
Como você costuma decorar seus textos?
Desde "A Favorita", eu trabalho com a Rosana Garcia. Ela é minha "coach", está sempre do meu lado para me ajudar. E não só para isso. É importante ter um profissional bom do lado para dar uma direção, fazer você enxergar onde está além da conta, onde pode colocar uma carga a mais de humor ou drama.
Você mesma se intitula uma "mulher superlativa", alguns tons acima da maior parte das atrizes. Isso atrapalha na hora de entrar em cena em um papel cômico, como a Jaqueline?
É mais difícil controlar na comédia, mas já tenho uma base artística. No teatro, em "Sweet Charity", precisei de um trabalho de corpo enorme que emprestava a imagem de uma mulher mais baixa. Nunca alguém da minha altura conseguiu pegar aquela personagem. Mas representar é isso mesmo, é pegar um papel que não tem nada a ver com o seu perfil e se sair bem. Ou que tem tudo a ver com você e conseguir dar uma cara nova, mostrar que é uma interpretação, e não mera reprodução da realidade.
Com tantas características fortes, acha que alguns autores e diretores têm medo de escalar você para papéis mais naturalistas? Você nunca trabalhou com o Dennis Carvalho, com o Gilberto Braga, o Manoel Carlos...
Não acho. Vide "A Favorita". Não era um papel para o qual me escalariam normalmente. O Ricardo Waddington não é um diretor que tenha o meu perfil. Brinco com ele: "Por que você tem mania de mim se eu não faço parte da sua turma?". Eu não sou uma atriz que seja a cara do Ricardo, mas ele sempre pensa em mim em papéis diferentes. "A Favorita" mostra isso perfeitamente. Aquele papel, aparentemente, não era para mim. Mas "Torre de Babel" também não. Lembro que eu fiz um trabalho limpo, sem gestos. Ela era tão sem nada na cara, tão robótica... E eu sou uma mulher muito física. Tirei tudo, até o cabelo. A Ângela era uma mulher que quase não se mexia. Conversei na época com o Edson (Celulari, ex-marido) em casa e ele achou que era perigoso. Era um caminho que, se eu errasse, iria errar feio. Acabou virando uma psicopata, coisa que ela nem era na sinopse.
Em "A Favorita", você teve receio de não emplacar como mocinha?
Na época, o João Emanuel falou para mim: "se eu errar na Donatela e você errar na Donatela, pelo amor de Deus, aí é porque eu errei a novela". Eu acho que muitas pessoas encaram a atuação na tevê como algo que pode ou tem de ser superficial. Mas eu não. O trabalho elaborado, estudado, pensado, analisado a cada dia profundamente em seus melhores momentos faz a diferença. Acho que há muitos jovens e até atores mais experientes que acham que televisão é vem, faz e pronto. Claro que, com 35 cenas por dia, não dá para acertar em tudo. Mas, se você vem preparado, estudado, você consegue acertar uns 70%.
Início no humor
Cláudia Raia começou na tevê trabalhando com Jô Soares no programa "Viva o Gordo", mas foi como atriz de novelas que se tornou conhecida. Principalmente depois que interpretou a expansiva Tancinha em "Sassaricando", em 1987. Tanto que a personagem serviu para que a atriz fosse convidada para integrar o elenco do humorístico "TV Pirata", um dos maiores sucessos do gênero no Brasil. "O time de atores era excelente. É difícil juntar tanta gente boa de novo para um programa como aquele", valoriza ela, que deixou o elenco em 1990, direto para a novela "Rainha da Sucata", onde encarnou a "bailarina da coxa grossa" Adriana.
Foi em 1992 que Cláudia ganhou sua primeira protagonista, quando Sílvio de Abreu escreveu "Deus nos Acuda". Na história, interpretava a trambiqueira Maria Escandalosa. Foi a quarta vez que a atriz trabalhou em uma obra do autor, que também escreveu "Cambalacho", "Sassaricando" e "Rainha da Sucata". De lá para cá, os dois já trabalharam juntos em "Torre de Babel", "As Filhas da Mãe" e "Belíssima". "O Sílvio me deu papéis incríveis. O que ele quiser que eu faça, digo sim", exagera.
Aparências que enganam
A maturidade foi impressa em Cláudia Raia na tevê desde cedo. A atriz começou a interpretar personagens mais velhos que ela em 1995, quando foi a escolhida para o papel de protagonista da minissérie "Engraçadinha... Seus Amores e seus Pecados", na Globo. Na época, ficou decidido que Cláudia ficaria com a segunda fase da personagem apimentada de Nelson Rodrigues, enquanto caberia a Alessandra Negrini desempenhar a função na primeira. Mas a diferença de idade entre as duas é de menos de quatro anos. Alessandra nasceu em agosto de 1970 e Cláudia, em dezembro de 1966. "Hoje eu teria a idade perfeita para aquele trabalho", analisa.
Hoje, Cláudia se diverte com essa situação. E encara numa boa a idade avançada dos filhos de suas personagens recentes. Em "Belíssima", ela interpretava a mãe de Giovanna, papel de Paola Oliveira. Já em "A Favorita", Donatela descobria que seu filho desaparecido era Halley, vivido por Cauã Reymond. "Costumo dizer que daqui a pouco eu vou fazer a avó da Regina Duarte", brinca ela, que aponta um fato curioso em sua trajetória. "Acho engraçado lembrar que eu fiz a mãe do Carmo Dalla Vecchia em Engraçadinha e, 13 anos depois, fizemos par romântico em A Favorita", afirma.
Fonte: Cruzeiro do sul
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